sexta-feira, 16 de abril de 2010

Projeto de Filosofia- series iniciais

  • Escola: Luiz Viana Filho 
  • Bairro: São Francisco de Assis (antiga Malvina) 
  • Cidade: Irecê UF: Bahia Ano: 2009 
  • Profª: Vera Lucia Vasconcelos
  • Grupos 09 e 10 
  • Turnos matutino e vespertino 
  • Duração: Anual 
  •  
Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança.” Mário Quintana •
.
  • Apresentação

    Filosofia enquanto disciplina ajuda a desenvolver o pensar também sobre o meio ambiente, fazendo com o que antes fosse “lixo”, transforme-se em arte. E os materiais jogados fora pelos adultos, como: copos, garrafas plásticas, cordas, arcos, tampinhas, caixas de fósforos, vasos de margarina, sacolas pláticas, caixas de pepelão podem ser reutilizados nas mãos das crianças, propiciando a confecção de objetos uteis a sua vida de criança no que diz respeito ao criar e ao brincar . Acreditando que qualquer material pedagógico será mais enriquecido se for diversificado e construído pela própria criança, pensei junto às crianças em desenvolvermos o Projeto em Filosofia -Construindo com sucata, intitulado por elas "Minha mão em Tentação da Invenção faz a beleza da Natureza." O objetivo deste trabalho é desenvolver a brincadeira nos momentos do recreio com a construção da sucata. Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção. É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade e com isso pensar um mundo menos violento. Quando as crianças têm oportunidade de brincar, dispõem de brinquedos para brincar, vivem um eterno experimento que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se tornarem cidadãos criativos. •
    • Justificativa
    Vivemos num mundo globlalizado com um grande número de de consumidores muitas vezes sem conhecimento da importancia do reaproveitamento do produto que descarta apos ser consumido Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis. A maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material jogado no lixol,. Na realidade sucata é matéria-prima que pode e devem ser reaproveitados com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e objetos de arte. Acreditando nesse pontovista, esse ano de 2009 pensei em conscientizar-me e conscientizar as crianças de 09 e 10 anos de idade da importancia do reaproveitamento do lixo reciclavel na criação de brinquedos nas aulas de Filosifia, haja vista que não administro aulas de Arte, embora observo a carência desse tipo de atividade com as crianças da escola, e por esse motivo resolvi desenvolver esse trabalho nas aulas de filosofia. Objetivo geral: Transformar elementos aparentemente sem valor em objetivos ou representações significativas através do manuseio, criação e montagem de objetos variados.

     

    • Objetivos específicos
    • Levantamento de idéias e sugestões 
    • Traçar o plano de ação por bimestre 
    • Explicar os conceitos de “Redução, Reutilização e Reciclagem”. 
    • Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados. Desenvolver campanha e gincanas de arrecadação do lixo reciclável e vendável 
    • Construir os coletores com caixas de papelão. 
    • Selecionar o lixo arrecadado nos coletores. 
    • Transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa.
    • Materiais
    • Lixo reciclável 
    • Tesouras 
    • Cola cascolar 
    • Cola quente e pistola 
    • Arame 
    • Cordão 
    • Varal Jornais e revistas 
    • Verniz Tinta de tecido 
    • Sobras de papeis coloridos e EVA Pedaços de madeiras 
    • Sacos 
    • Retalhos de pano Pedaços de fita e lã 
    • Seqüências didáticas Interdisciplinar encaixando aulas de Português, matemática e Ciências. 
    • Leituras informativas através de noticias, músicas, gibis e livros. (português) 
    • Sensibilizar os alunos sobre como lidar com o lixo (ciências) 
    • Relatos oral e escrito. (português) 
    • Montagem de tabelas e desafios matemáticos (matemática)]

    • Meta 

    • Fazer amostra através dos trabalhos realizados no pátio da escola para os alunos pais e comunidade no geral.
    • Desenvolver parceria com empresas locais ( Embasa)
    Metodologia

    Em reunião com a turma dirigir uma conversa sobre o que podemos fazer para ter nossos brinquedos na sala já que a escola e os pais não podem comprar. Falar do projeto desenvolvido com a outra turma de 3ª serie do ano passado que através da vendagem de garrafas, latinhas, papelão conseguimos comprar gibis para o cantinho dos gibis. Após essa conversa pedir que falem as suas idéias e opiniões em relação a confecção dos brinquedos com o lixo reciclável e o que podemos fazer para conseguir o material. Listar com eles e elas objetos que possamos construir tanto para brincar como para ornamentar a sala e a casa. Montar Cronogramas para cada ação - Quem? Quando? Onde?Como? Com quem? Com o que? Para que?

    • Avaliação: Será continua e participativa entre professora e alunos anotando os pontos e negativos de forma clara e verdadeira, sempre buscando as soluções em coletividade.

    0 comentários:

     
    ©2007 '' Por Elke di Barros